Sefaz altera prazos para emissão e alteração de documentos fiscais


Publicado em Setembro 17, 2021

Alterações visam facilitar os procedimentos pelos contribuintes

Janaína Arruda | Sefaz-MT

A | A

A Secretaria de Fazenda (Sefaz), por meio da Portaria 160/2021, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (16.09), atualizou regras e procedimentos para emissão e utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) no Estado de Mato Grosso. O dispositivo ajusta a legislação e substitui as Portarias 163/2007 e 14/2008.

Dentre as principais atualizações que a nova legislação apresenta estão o novo prazo para cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica, que passa ser maior, de até oito horas, contados a partir da autorização de concessão de uso. Antes esse prazo era de apenas duas horas.

O cancelamento extemporâneo, recurso utilizado quando o contribuinte perde o prazo regular para efetuar o cancelamento, também terá novos prazos, que passam a ser contados em dias úteis. O pedido de cancelamento deverá ser realizado até o 5º dia útil do mês subsequente ao da autorização do uso da NF-e. Para isso o pagamento da Taxa de Serviço Estadual (TSE) deve ser feito até o 4º dia útil, contado a partir do pedido de cancelamento.

Ainda sobre as novas regras de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, os produtores rurais que emitem documentos como pessoas físicas, como Nota Fiscal Eletrônica Avulsa (NFA-e) ou notas fiscais modelos 1 ou 1-A, a partir de 1º de março de 2022 somente poderão emitir a NF-e.

Houve também mudanças na regra para emissão de Evento Prévio de Emissão em Contingência (EPC) que passa a ser a única modalidade de contingência permitida para o contribuinte nas transações cotidianas. A Sefaz Virtual de Contingência será liberada pela secretaria apenas em casos excepcionais.

As operações de vendas que são realizadas fora do estabelecimento também serão alteradas e, a partir de 1º de março de 2022, deverão obrigatoriamente emitir a NF-e, podendo nesse caso utilizar o DANFE ou DANFE Simplificado, sendo que este último poderá ser usado em operações de venda a varejo para o consumidor final, seja por meio eletrônico, telemarketing ou processos similares.

O contribuinte pode consultar a referida Portaria e todas as alterações que ela traz no site da Sefaz, pelo “Portal da Legislação” ou diretamente por esse link.

Mais Notícias

Palestra Gratuita: Reflexos da Reforma Tributária na Perícia Contábil

💼 Palestra Gratuita: Reflexos da Reforma Tributária na Perícia Contábil 🔍 Quer entender os impactos da reforma tributária no campo […]

1º Encontro de Contabilidade da Amazônia Mato-Grossense

📅 Quando? 25/09/2024, às 19h 📍 Onde? Auditório da Uniflor – Rua dos Esportes, 78, Setor Área Esportiva Norte – […]

Workshop “Transformando Desafios” – Homenagem ao Dia do Contador

Venha celebrar conosco esse dia tão especial! 🔹 Local: Auditório do Sebrae – Av. Pará, 484-S, Bairro Alvorada, Lucas do […]

Mais Notícias
Envie-nos uma mensagem
WhatsApp
Fechar