Em evento híbrido, CRCMT e APDM realizam lançamento da campanha FIA e FDI 2022


Publicado em Março 18, 2022

Por Gláucia Almeida – CRC Mato Grosso –

Com objetivo de  incentivar a destinação de recursos oriundos do Imposto de Renda, aos Fundos da Infância e Adolescência e do Direito do Idoso, foi realizado  na noite desta quinta-feira(17), o lançamento da Campanha FIA e FDI 2022.  Na oportunidade, o auditor da Receita Federal Yuiti Shimada , ministrou a palestra “Novidades IRPF 2022”.  

O evento aconteceu  no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso em formato híbrido, (presencial com transmissão ao vivo pelo youtube), e contou com o apoio da Receita Federal do Brasil, Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM), Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNIFEF).

Durante abertura, a  presidente do CRC, Giseli Silvente, falou da importância do profissional contábil. “O profissional da Contabilidade tem uma importância ímpar para a sociedade; somos nós quem viabilizamos as questões trabalhistas e previdenciárias dos contribuintes, viabilizamos todas as peças fiscais e tributárias, intermediamos contribuintes com entidades fiscalizadoras e órgãos públicos, desenvolvemos as peças contábeis, documentos importantes que possuem fé pública e que garantem, muitas vezes, a liberação de créditos e outras viabilidades comerciais ”, afirmou.

  Giseli destacou ainda  sobre o papel relevante  do contador no compartilhamento  de  informações  aos contribuintes. “… Nós, não poderíamos ficar de fora em uma ação importante  como essa, que é participar e contribuir, além de levar a mensagem aos contribuintes de que eles podem destinar 3% do valor devido ao fundo da criança e do adolescente e também, ao fundo do idoso” destacou a contadora.

Além da presidente do CRCMT, a mesa, realizada de maneira virtual, foi composta por: Leôncio F. Miranda da Silva, vice-presidente de Fiscalização, Ética, Disciplina e coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil,(PVCC); Aloísio Rodrigues, presidente da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (AMACIC) e conselheiro do CFC; Scheila Pedroso, presidente da  Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM); Ida Pietricovsky de Oliveira, representante da Unicef; Isandir Rezende, presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos e Proteção da Pessoa Idosa; Manoel Lourenço de Amorim, presidente da Junta Comercial de Mato Grosso e Ana Cristina Vieira e Silva, secretária de assistência social de Várzea Grande.

Destinação

No Imposto de Renda 2022, exercício 2021, Pessoas Físicas que doarem aos Fundos, poderão deduzir 3% do Imposto devido, podendo atingir até 6% total com destinação de outros 3% a outro fundo. Para Pessoas Jurídicas a dedução é de até 1%. As doações estão disponíveis apenas no modelo de restituição completo.

A doação representa um gasto adicional para o contribuinte?

Não. A doação representa a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FIA ou FDI . Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.

Confira evento na íntegra!

 

Mais Notícias

Empreendendo na Área Contábil

A palestra será transmitida via Zoom e através do canal do CRCMT no YouTube  e contará com carga horária de […]

Setembro Amarelo – A importância do Falar, Ouvir e Acolher

A palestra será transmitida via Zoom e através do canal do CRCMT no YouTube  e contará com carga horária de […]

Faculdade x Vida profissional

A palestra será transmitida via Zoom e através do canal do CRCMT no YouTube  e contará com carga horária de […]

Mais Notícias
Envie-nos uma mensagem
WhatsApp
Fechar