CRCMT realiza cerimônia de acolhida aos novos profissionais da contabilidade


Publicado em Janeiro 21, 2021

A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (20), por meio da plataforma Zoom e transmitida, ao vivo, pelo Youtube.

Gláucia Almeida | CRCMT

A Câmara de Registro Profissional do CRCMT, realizou na noite desta quarta-feira (20), a cerimônia de Acolhida aos novos profissionais da contabilidade aprovados nos exames de suficiência de 2020 e anos anteriores.  São 278 novos contadores que seguem aptos para o exercício legal da profissão.

O evento contou com a participação do presidente, vice-presidentes, conselheiros e representantes de comissões do CRC.

O vice-presidente de Registro, contador Paulo Cesar Rivelini, abriu o evento parabenizando a coragem e o empreendedorismo dos novos contadores. “Quero cumprimentar a todos os profissionais que se dispuseram e aceitaram esse desafio de se registrarem profissionalmente durante o ano de 2020. Parabéns! É de muito valor a coragem em tempos tão difíceis, empreender e se lançar nessa profissão tão valorosa”, destacou.

Para Rivelini, a busca pelo conhecimento não termina e é necessário ter como princípio profissional a ética e o companheirismo.

“O aprendizado não encerra com a academia nem com o exame de suficiência, o conhecimento não tem fim.  Como já foi lembrado por vários colegas vice-presidentes, o respeito à sociedade, aos nossos clientes e aos nossos colegas de classe é essencial. Devemos ter um alto grau de respeito e coleguismo entre nós” enfatiza.

Alexssander de Camargo, vice-presidente de Administração do CRCMT, também falou aos recém registrados: “Os novos contadores são o futuro da contabilidade e da profissão; Parabéns por toda caminhada que vocês tiveram, pelo emprenho e objetivos traçados por todos”.

Em seguida, o vice-presidente de Controle Interno, contador Claiton Souza Cavalcante alertou aos profissionais sobre a importância da atuação do contador dentro dos princípios da legalidade. “Complemento a fala anterior dizendo que o futuro é a partir de agora, quando vocês já estão com o registro em mãos, podendo exercer legalmente a profissão; cuidem para que a legalidade sempre caminhe com todos vocês”.

A vice-presidente de Fiscalização Ética e Disciplina, Elcida Helga Maier, destacou o compromisso ético do contador frente a prestação de serviços.  “Nós temos esse compromisso com a sociedade,  que é ser ético e comprometido…Que exerçamos o nosso trabalho com responsabilidade técnica para que possamos de fato, fazer a Contabilidade” pontua.

A contadora acrescentou ainda sobre a responsabilidade do contador, diante áreas e rotinas diárias do profissional. “No contexto geral do dia a dia das empresas, nos deparamos com departamentos pessoais onde são calculadas as folhas de pagamento, os departamentos fiscais, onde são apurados e tabuladas escrituradas, além de cumprir as obrigações acessórias para o fisco, mas o mais importante, é o departamento da contabilidade que congrega todas estas informações e gera relatórios relevantes para tomada de decisão”.

Elcida finaliza destacando a importância do contador para o mundo dos negócios.  “Novos contadores ou contadores novos com registro recente, lembrem-se disso: nós temos essa responsabilidade de elaborar realmente a contabilidade, analisá-la, interpretá-la e fazer dela, a comunicação dos negócios, a linguagem dos negócios. Apenas a Contabilidade é capaz de dar essa informação ao empresário e à sociedade.” “O livro caixa só vai te mostrar o que entrou e o que saiu, mas não vai te trazer a evolução patrimonial, o grau de endividamento, os resultados percentualmente medidos em relação aos resultados econômicos, em relação ao faturamento, entre tantos outros indicadores que podemos extrair da contabilidade” pontua.

Priscila Borges Tiago Campos, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMT, falou  sobre a importância da prática da educação profissional continuada. “Educação Profissional Continuada (EPC) é um programa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que visa atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais. É essencial para que todos os profissionais possam estar preparados para enfrentar as necessidades de qualificação impostas pelo mercado de trabalho que se renovam a todo o momento” explica.

Com mais de 40 anos de profissão, o Representante dos Técnicos em Contabilidade, Mauro Nascimento de Almeida fala da profissão e da satisfação de pertencer ao CRCMT: “A contabilidade é uma profissão altamente gratificante, estar no CRC representando os Técnicos em Contabilidade me deixa muito orgulhoso, e reitero a fala dos demais colegas sobre a necessidade de fazer a contabilidade com ética, disciplina e se manter sempre atualizado” declara.

Mauro Nascimento também é coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil de Mato Grosso.

O presidente do CRCMT, contador Paulo César Santos Rühling parabenizou os novos habilitados e classificou a contabilidade como uma categoria de alto nível.  “Parabéns novos profissionais da contabilidade, parabéns mesmo! Vocês conquistaram um espaço entre uma categoria profissional de altíssimo nível e que hoje ocupa vários setores da economia, da política, na sociedade brasileira e no mundo. Lugares esses, que foram desejados por muitos mas que somente os grandes profissionais qualificados tem essa oportunidade” destaca o presidente.

Rühling também falou dos programas existentes no Sistema CRC’s CFC e apresentou seus respectivos representantes em Mato Grosso.

“Além do PVCC (Programa de Voluntariado da Classe Contábil), que é um programa de nível nacional disponível a todos os profissionais da contabilidade, programa esse que eu recomendo, conheço e participo, existem três outros programas: Jovem Liderança Contábeis, Comissão da Mulher Contabilista e Ouvidoria. Todos coordenados pelos contadores Jonas Costa, Patrícia Bitencourte e Joyce Rondon, e aproveito para reforçar que a Ouvidoria  é um instrumento muito importante para vocês , e não é somente para fazer reclamações, mas também  para acolher sugestões de tudo aquilo que falta e que vocês gostariam que melhorasse no Sistema CRC’s CFC” finaliza o presidente.

Durante a fala de acolhida, o representante do CRC Jovem, contador e professor Jonas da Costa destacou alguns objetivos da comissão. “No CRC Jovem nós temos três objetivos principais: o primeiro é fazer integração entre o estudante, o bacharel e o jovem profissional de contabilidade. Nosso segundo objetivo é motivar o contador ao empreendedorismo, ao mercado de trabalho e o terceiro é conscientizar o papel do contador na vida social” explica.

O professor também convidou os novos contadores para participar de uma palestra a ser realizada pela comissão no próximo dia 09 de fevereiro sobre “LGPD e os impactos nos escritórios contábeis”.

A coordenadora do CRC Mulher, contadora Patrícia Bitencourte de Lima  parabenizou pelo esforço de cada novo profissional e enfatizou sobre a posição da mulher frente ao mercado.

“Assim como foi dito pela nossa conselheira Elcida, não podemos aceitar fazer diferente daquilo que aprendemos. A gente não pode aceitar fazer o trabalho pela metade, e sim, nos colocar no mercado para fazer a contabilidade por inteiro” enfatiza.

Bittencourt defende que a posição da mulher contabilista no mercado de trabalho precisa ser conquistada por meio da capacidade profissional de cada indivíduo e não, por status econômico.

“Não podemos aceitar ficar em segundo plano; podemos sim, ser a contadora responsável ou a auditora fiscal… Não é uma questão de dinheiro ou de poder e sim, de capacidade. Graças aos esforços de homens e mulheres estamos sim, evoluindo. A nossa sociedade tem avançado muito nesse sentido, e o fato de ser mulher ou homem, está ficando cada vez mais em segundo plano, cada vez mais irrelevante, e o que está sobrepondo, é realmente a competência, independentemente de ser homem ou mulher” pontuou.

A contadora e ouvidora do CRCMT, Joyce Silva Rondon Leite, colocou a ouvidoria da casa à disposição da categoria e deixou seu registro de congratulação aos novos profissionais habilitados.

“A ouvidoria é um canal entre o cidadão e o conselho, e entre os cidadãos e profissionais de contabilidade.  Utilizem essa ferramenta para as várias funções que ela determina”.  “Quero parabenizar aos novos profissionais de contabilidade.  Sabemos o quanto é difícil… O exame de suficiência não é um exame fácil, e esses jovens batalham, estudam e se dedicam para conseguir a merecida aprovação. Sejam bem-vindos a sua casa, a casa do profissional de contabilidade”.

O Presidente finalizou apresentado aos profissionais, o novo site do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso.

“Neste momento podemos oferecer para você profissional, que está sendo acolhido e recebido pelos seus méritos, um novo site.  A nova página que já está à disposição com mais facilidades, é o presente que essa gestão traz a todos os profissionais da contabilidade.

 

Mais Notícias

Seminário de Contabilidade

  No dia 25 de abril, das 09h às 18h, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) sediará […]

Webinar: Integração entre meios de pagamentos e documentos fiscais – Adequação ao Decreto 599/2023 MT

Aproveite essa oportunidade para aprimorar suas habilidades profissionais. Faça sua inscrição sem custos agora mesmo e junte-se a este encontro […]

Webinar: A Controladoria tributária e o futuro com a expectativa da reforma

Aproveite essa oportunidade para aprimorar suas habilidades profissionais. Faça sua inscrição sem custos agora mesmo e junte-se a este encontro […]

Mais Notícias
Envie-nos uma mensagem
WhatsApp
Fechar