CFC realiza seminário para celebrar 75 anos de sua criação na próxima quinta-feira


Publicado em Maio 21, 2021

Comunicação CFC/Apex

Na próxima semana, o Sistema CFC/CRCs celebra 75 anos da sua criação e da regulamentação da profissão contábil. Para marcar a data, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizará um seminário comemorativo no dia 27 de maio, das 9h às 17h. O evento é gratuito, ocorrerá na modalidade virtual e será transmitido pelo canal do CFC no YouTube. A iniciativa reunirá, entre outros convidados, representantes das organizações que compõem o Sistema Contábil Brasileiro.

Abertura

A mesa virtual de abertura contará com a presença do presidente do CFC, contador Zulmir Breda; da presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), contador Adeildo Osório de Oliveira; do presidente do CFC (Gestões 2004-2005 e 2014-2017) e detentor da medalha João Lyra, contador José Martonio Alves Coelho; da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), contadora Rúbia Albers Magalhães, representando todos os presidentes dos CRCs; do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), contador Sérgio Approbato Machado Júnior; e do presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), contador Valdir Coscodai.

Na ocasião, também serão feitas homenagens aos ex-presidentes do CFC, reconhecendo cada um por sua contribuição ao Sistema CFC/CRCs.

Solidariedade e espírito de coletividade

A programação da parte da tarde terá início com o lançamento da Campanha Nacional de Solidariedade da Classe Contábil. A iniciativa é uma ação do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e será apresentada pelo vice-presidente de Política Institucional do CFC, contador Joaquim Bezerra Filho.

Ciência a favor da contabilidade

Outro momento importante que será destaque no seminário é a celebração dos 50 anos da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). A publicação é a mais antiga revista técnica em contabilidade em edição no país. Ao longo de sua história, iniciada em 1912, sofreu algumas interrupções nas veiculações. Contudo, em 1971, o CFC assumiu a responsabilidade pela publicação da revista e, desde então, de modo contínuo, segue valorizando e levando conhecimento técnico e acadêmico aos profissionais e estudantes da contabilidade.

Regulamentação da profissão contábil

Após a comemoração dos 50 anos da RBC, será iniciado o painel “75 anos de regulamentação da profissão contábil no País: a visão das entidades parceiras do Sistema Contábil Brasileiro”. Para apresentar e analisar o assunto, os painelistas serão os contadores Maria Clara Cavalcante Bugarim, Valdir Coscodai, Sérgio Approbato Machado Júnior e Adeildo Osório de Oliveira. A moderação será realizada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, contador Aécio Prado Dantas Júnior.

História da profissão e próximos passos

A programação do seminário ainda inclui a palestra “Passado, presente e futuro da profissão”. A apresentação do tema será feita pelo presidente da Trevisan Escola de Negócios e indicado à condecoração João Lyra, contador Antoninho Marmo Trevisan. A moderação será do presidente do CFC, contador Zulmir Breda.

Para acessar a página do CFC no YouTube, clique aqui.

Mais Notícias

Seminário Dia ‘D’ da Educação Contábil

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), realiza no dia 24 de maio (terça-feira), às 09h00 (horário de Cuiabá), […]

Gabarito preliminar das provas objetivas do Exame de Suficiência já está disponível

Por Lorena Molter Comunicação CFC Os candidatos da primeira edição de 2022 do Exame de Suficiência do Conselho Federal de […]

Live REDESIM : Gerador de Documentos e Registro Automático

Live REDESIM : Gerador de Documentos e Registro Automático 📌Mais sobre o evento: 📅 Data: 10  de maio ⏰ Horário: 09 horas  🎤 Participação: Manoel […]

Mais Notícias
Envie-nos uma mensagem
WhatsApp
Fechar