IBGE visita a Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso


Publicado em Setembro 25, 2023

A Superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, e o Supervisor das Pesquisas Econômicas do IBGE em Mato Grosso, Nilson Santana, se reuniram com a Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Giseli Alves Silvente, na sede do CRC-MT em Cuiabá, nesta terça-feira (12-09), para alinhar ações e parcerias com vistas a apoiar e dinamizar a coleta, que se encontra em curso, das Pesquisas Econômicas Estruturais Anuais do IBGE (PIA-Empresa – Pesquisa Industrial Anual, PIA-Produto – Pesquisa Industrial Anual), PAC – Pesquisa Anual de Comércio, PAS – Pesquisa Anual de Serviços e PAIC – Pesquisa Anual da Indústria da Construção).
No encontro foi dada ênfase especial às ferramentas e inovações do IBGE que agilizam e modernizam a coleta das pesquisas, bem como reforçar junto à classe contábil do sistema informatizado do IBGE para emissões de certidão de quitação estatística que possibilita a entrega ao contribuinte, empresário, a emissão de forma célere e gratuita. O serviço está disponível desde 2022 e possibilita ao usuário a emissão de certidão de quitação estatística, gratuitamente, no portal do IBGE.
Para além da importância de divulgar os resultados das pesquisas por empresas, um tópico tratado na reunião foi enfatizar a facilidade no preenchimento dos questionários após a criação do projeto Preenche Rápido: que possibilita ao informante importar os dados dos seus sistemas contábil/gerencial para os questionários eletrônicos do IBGE, por meio de arquivo no formato csv. Isso evita todo o preenchimento manual por parte do contador e, assim, ele já pode passar para a parte das críticas e, em seguida, proceder o envio do questionário.
Com a implantação do projeto, decorrente de Acordo de Cooperação Técnica entre o IBGE e o Conselho Federal de Contabilidade, observou-se aumento expressivo de questionários enviados utilizando essa funcionalidade. O total de questionários respondidos dessa forma aumentou de 1.548, em 2021, para 15.984, em 2022. Neste ano, 19.740 informantes já responderam dessa forma até 8 de setembro. O referido projeto conta no seu escopo com a participação e apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade nas Unidades da Federação. Neste sentido, a acolhida e recepção pelo CRC-MT foi imediata e várias ações já foram planejadas e iniciadas durante a visita.
A Presidente do CRC-MT, a contadora Giseli Alves Silvente, se prontificou a publicar material do IBGE no site e nas redes sociais do conselho. A equipe da SDI (Seção de Disseminação de Informações) produziu vídeo em que o supervisor Nilson Santana explica e se coloca à disposição dos profissionais da contabilidade para tratar do projeto Preenche Rápido e tirar as dúvidas dos informantes. A Superintendente Millane Chaves colocou a equipe à disposição para videoconferência e ou reunião presencial com a classe contábil, caso seja levantada a necessidade, bem como o manual/tutorial para operacionalização do projeto.
Por fim, com vistas ao fortalecimento da parceria entre as instituições, foi indicada a possibilidade de realização de treinamento do SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática), o banco de dados das pesquisas do IBGE em turmas específicas para os profissionais da contabilidade no estado, para contribuir com o aperfeiçoamento e a capacitação contínuos dos profissionais.

Mais Notícias

Aloisio Rodrigues da Silva é empossado na presidência do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso

Contador foi empossado como presidente do CRCMT em solenidade realizada na noite de quarta-feira (24/04). O professor Aloísio Rodrigues da […]

Seminário de Contabilidade

No dia 25 de abril, das 09h às 18h, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) sediará mais […]

Webinar: Integração entre meios de pagamentos e documentos fiscais – Adequação ao Decreto 599/2023 MT

Aproveite essa oportunidade para aprimorar suas habilidades profissionais. Faça sua inscrição sem custos agora mesmo e junte-se a este encontro […]

Mais Notícias
Envie-nos uma mensagem
WhatsApp
Fechar