Processo


01) Qual a documentação necessária para a inclusão de registro Originário Definitivo

Clique aqui para fazer o pedido de Registro

Após preenchimento dos dados ficará disponível para impressão o requerimento do registro, requerimento da carteira, guia da taxa do processo, anuidade e a guia para pagamento do carteira física (caso você queira a carteira física).

Check list da documentação:

– Requerimento de registro (emitido pelo site do CRCMT) assinado e com a foto 3×4, ou digital nítida com fundo branco

– Requerimento de carteira digital (emitido pelo site do CRCMT) devidamente assinado com caneta preta bem no centro do retângulo determinado, sem encostar em nenhuma das bordas, com a foto 3×4, ou digital nítida com fundo branco

– Foto 3×4, ou digital nítida com fundo branco

– RG (no caso de Carteira Nacional de Habilitação, é necessário comprovar a naturalidade, através de algum outro documento), CPF, titulo de eleitor, certificado de reservista, certidão de nascimento ou casamento.

– Comprovante de endereço

– Comprovante de pagamento (boleto emitido pelo site) – pode ser parcelado pelo site prontopaguei.com, nesse caso existe um acréscimo pela taxa de serviços e demora em torno de 72h úteis para compensar em nosso sistema.

– Diploma assinado, frente e verso, OU certificado de conclusão de curso, com a data da colação de grau, mais o histórico do curso.

Você deverá digitalizar os documentos originais e enviar todos em PDF, coloridos, legíveis, em arquivos individuais conforme descrito acima

Após recebimento de todas as documentações, no prazo médio de 05 dias úteis retornaremos o e-mail com informação do número de registro.

Enviar para:aquiles.tenuta@crcmt.org.br


02) Qual a documentação necessária para o Restabelecimento do Registro?

 Para o processo de restabelecimento de registro enviar as documentações abaixo relacionadas, digitalizadas e salva em arquivo PDF.

– Requerimento de pessoa física devidamente preenchido,assinado e com foto.

Emissão do requerimento – Clique aqui 

– Foto 3×4 ou digital padrão documento, nítida e com fundo branco;

– Comprovante de endereço;

– Documento de identidade;

Após recebimento da documentação, no prazo médio de 05 (cinco) dias úteis, será enviado o boleto referente à taxa do processo e anuidade proporcional. Efetuado o pagamento enviar o comprovante, pois somente após o envio do comprovante será aberto o processo.

Enviar para: aquiles.tenuta@crcmt.org.br


03) Qual a documentação necessária para a Alteração de Categoria?
Para o processo de alteração de registro enviar as documentações abaixo relacionadas, digitalizadas em PDF e coloridas.

 – Requerimento de pessoa física devidamente preenchido e assinado e com foto.

Emissão do requerimento – Clique aqui 

– Foto 3×4 ou digital padrão documento, nítida e com fundo branco;

– Comprovante de endereço;

– Documento de identidade;

– Diploma ou atestado de conclusão e histórico escolar;

Para os profissionais que colaram grau no curso de Bacharel em Ciências Contábeis, posterior a data de 14.06.2010, é necessária aprovação em exame de suficiência para alteração da categoria.

Após recebimento da documentação no prazo médio de 05 dias úteis será enviado o boleto referente a taxa do processo e anuidade proporcional. Efetuado o pagamento enviar o comprovante para abertura do processo de restabelecimento de registro.

Enviar para: aquiles.tenuta@crcmt.org.br


04) Qual a documentação necessária para a transferência de registro?

Para o processo de transferência de registro, enviar as documentações abaixo relacionadas, digitalizadas em PDF e coloridas.

 – Requerimento de pessoa física devidamente preenchido e assinado e com foto.

Emissão do requerimento – Clique aqui 

– Foto 3×4 ou digital padrão documento, nítida e com fundo branco;

– Comprovante de endereço;

– Documento de identidade;

– Atestado de conclusão e histórico escolar ou do diploma;

Após envio das documentações solicitaremos autorização ao CRC de origem, assim que autorizado enviaremos o boleto referente à taxa de processo e anuidade caso necessário. Efetuado o pagamento, enviar o comprovante de pagamento para abertura do processo de transferência de registro.

Enviar para: aquiles.tenuta@crcmt.org.br


05) Qual a documentação necessária para baixa do registro?

Para o processo baixa de registro profissional enviar as documentações abaixo relacionadas, digitalizadas e salva em arquivo PDF.

 – Requerimento de baixa de registro profissional devidamente preenchido e assinado.

Emissão do requerimento – Clique aqui 

– Documentação conforme motivo da solicitação da baixa indicado no requerimento.

O protocolo de baixa de registro realizado até o dia 31/03, sendo deferido, será cobrada a anuidade proporcional do ano vigente, após essa data será o devido o valor em sua totalidade.

O pedido de baixa do registro não cancela débitos anteriores

Após recebimento de todas as documentações será iniciado o processo de baixa de registro profissional.

Após a conclusão do processo de baixa de registro, sendo aprovado, o (a) profissional poderá a qualquer momento solicitar o restabelecimento do registro conforme a sua necessidade.

Enviar para: aquiles.tenuta@crcmt.org.br


06) Qual a documentação necessária para a inclusão registro cadastral – Empresário Individual?

Para o processo de inclusão de registro cadastral, enviar as documentações abaixo relacionadas, digitalizadas e salva em arquivo PDF.

 – Requerimento de organização contábil, devidamente preenchido e assinado.

Emissão do requerimento – Clique aqui 

– Requerimento de Empresário Individual;

– Cartão CNPJ.

Após recebimento das documentações enviaremos, o boleto referente à taxa de processo no prazo de 05 (cinco) dias úteis. Efetuado o pagamento enviar o comprovante, pois somente após o envio do comprovante será aberto o processo de registro cadastral.

Enviar para jeane.alves@crcmt.org.br


07) Qual a documentação necessária para a inclusão registro cadastral – Sociedade Unipessoal Limitada – SLU?

Para o processo de inclusão de registro cadastral, enviar as documentações abaixo relacionadas, digitalizadas e salva em arquivo PDF.

 – Requerimento de organização contábil, devidamente preenchido e assinado.

Emissão do requerimento – Clique aqui 

– Contrato Social;

– Cartão CNPJ e o QSA.

Após recebimento de todas as documentações enviaremos no prazo de até 05 (cinco) dias úteis o boleto, referente a taxa de processo e anuidade proporcional. Efetuado o pagamento enviar o comprovante, pois só após o envio do comprovante será aberto o processo de registro cadastral.

Enviar para jeane.alves@crcmt.org.br


08) Qual a documentação necessária para a inclusão registro cadastral – Sociedade com mais de um sócio?

Para o processo de inclusão de registro cadastral, enviar as documentações abaixo relacionadas, digitalizadas e salva em arquivo PDF.

 – Requerimento de organização contábil, devidamente preenchido e assinado.

Emissão do requerimento – Clique aqui 

– Contrato Social de acordo com a resolução em vigência

* Sociedade constituída entre contador e técnico em contabilidade deve constar no contrato social a responsabilidade técnica dos serviços que lhes forem privativos;

* Sociedade constituída por profissional da contabilidade com profissional de outras profissão devem constar no contrato social a clausula de responsabilidade técnica, cota maior deve ser do profissional da contabilidade, e o documento de identidade profissional ou certidão profissional emitida pelo devido conselho de classe.

– Cartão CNPJ e o QSA

Após recebimento de todas as documentações, se estiver tudo de acordo com a resolução, enviaremos o boleto referente à taxa de processo e anuidade proporcional no prazo médio de 05(cinco) dias úteis.

Efetuado o pagamento enviar o comprovante, pois somente após o envio do comprovante será aberto o processo de registro cadastral.

Enviar para: jeane.alves@crcmt.org.br


 

09) Qual a documentação necessária para o processo de Alteração Cadastral?

Para o processo de alteração cadastral, enviar as documentações abaixo relacionadas, digitalizadas e salva em arquivo PDF.

 – Requerimento de Alteração Cadastral de organização contábil, devidamente preenchido e assinado.

Emissão do requerimento – Clique aqui 

– Alteração contratual de acordo com a resolução em vigência

* Sociedade constituída por profissional da contabilidade com profissional de outras profissão devem constar no contrato social a clausula de responsabilidade técnica, cota maior deve ser do profissional da contabilidade

– Documento de identidade profissional ou Certidão profissional emitida pelo devido conselho de classe. ( caso tenha admitido na sociedade profissional que não seja da contabilidade)

– Cartão CNPJ e o QSA

Após recebimento de todas as documentações, se tiver tudo de acordo com a resolução, enviaremos o boleto referente a taxa de processo e anuidade proporcional no prazo médio de 10 dias. Efetuado o pagamento enviar o comprovante, pois somente após o envio do comprovante será aberto o processo de registro cadastral.

Enviar para : jeane.alves@crcmt.org.br


10) Qual a documentação necessária para o processo Baixa de Registro Cadastral ?

Para o processo de baixa de registro cadastral, enviar as documentações abaixo relacionadas, digitalizadas e salva em arquivo PDF.

 – Requerimento de organização contábil, devidamente preenchido e assinado.

Emissão do requerimento – Clique aqui 

– Distrato Contratual

– CNPJ baixado

– Cartão CNPJ e o QSA

Após recebimento de todas as documentações, será gerado o protocolo e iniciado o processo de baixa de registro cadastral.

Enviar para: jeane.alves@crcmt.org.br


11) Qual o procedimento para pedido da nova carteira profissional digital?

Acesse o site do www.crcmt.org.br – descer um pouco a página em serviços em destaque – Solicitação/carteira, faça o login com seu CRC e senha, emitir guia para pagamento da taxa da carteira e o requerimento, conferir todos os seus dados antes de realizar a impressão em papel A4, cor branca; depois deve ser assinado com caneta preta , bem no centro do retângulo e sem encostar em nenhuma das bordas, enviando junto uma foto 3×4, ou digital nítida de fundo branco e padrão documento. Esse requerimento deve ser enviado por e-mail para aquiles.tenuta@crcmt.org.br juntamente com o comprovante de pagamento.

Enviar para: aquiles.tenuta@crcmt.org.br


12) Quais os casos em que é necessária a realização do Exame de Suficiência?
Bacharel em Ciências Contábeis que ainda não possuem registro e que tenham finalizado o curso, colado grau, após a aprovação da Lei 12249/10; e também no caso de alteração de categoria.


13) Qual o prazo Médio para análise dos processos?
 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias.

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