Primeiro Registro


A Lei n.º 12.249/2010 alterou a redação do artigo 12 do Decreto-Lei n.º 9.295/1946, de forma que os profissionais somente poderão exercer a atividade contábil, após a conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.

Portanto, a legislação atual não prevê o registro para aqueles que concluíram o curso de técnico em contabilidade. Somente os técnicos em contabilidade já registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que vieram a fazê-lo até 1º de junho de 2015 têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão, de acordo com o parágrafo 2º do referido artigo.

Instruções para solicitação do Primeiro registro:

1ª – Preencher o formulário de pré-registro (clique aqui(https://servicos.crcmt.org.br:444/spwMT/fichacadastral/crc/ ), e após a impressão assinar com caneta preta bem no meio do retângulo determinado, colar a foto 3×4 e colher a digital com tinta na cor preta no local indicado;

Inicialmente acesse o site do CRCMT, em “primeiro registro” que se encontra em “serviços em destaque”, por lá você emitirá a guia para pagamento, o requerimento de registro e o requerimento de carteira digital.

2ª. Aprovação em Exame de Suficiência, para profissionais que concluíram o curso após 14 de junho de 2010;

3ª encaminhar a documentação solicitada abaixo em arquivo PDF coloridos, legíveis e em arquivos individuais para o e-mail: registro@crcmt.org.br  e/ou aquiles.tenuta@crcmt.org.br.

Check list da documentação:

  1. Requerimento de registro (emitido pelo site do CRCMT) assinado e com a foto 3×4 (recente de fundo branco) colada
  2. Requerimento de carteira digital (emitido pelo site do CRCMT) devidamente assinado com caneta preta bem no meio do retângulo determinado, sem encostar em nenhuma das bordas, com a foto 3×4 colada, e com a digital coletada com tinta preta
  3. Foto 3×4 (recente de fundo branco)
  4. Documento pessoal (pode ser CNH) juntamente com o título de eleitor e reservista (no caso de homem), juntos no mesmo arquivo
  5. Comprovante de residência
  6. Comprovante de pagamento (boleto emitido pelo site)
  7. Diploma assinado, frente e verso, OU certificado de conclusão de curso, com a data da colação de grau, mais o histórico do curso

 

Lembramos que deverá escanear os documentos originais e enviar todos em PDF, coloridos, legíveis, em arquivos individuais conforme descrito acima.

Valores para solicitação do registro:

A Resolução vigente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) estabelece que, para o primeiro registro, é concedido um desconto de 50% do valor da anuidade aos profissionais que o requererem até o prazo de 12 meses da aprovação do Exame de Suficiência ou da conclusão do curso de Ciências Contábeis, considerando, para tanto, o que ocorrer por último.

O valor da anuidade devido será calculado proporcionalmente ao mês de solicitação do registro, utilizando-se como referência o valor de R$562,00 ou de R$281,00 (caso o profissional tenha o direito ao desconto informado acima).

Juntamente à anuidade proporcional, será devida a taxa do registro no valor de R$50,00.

O pagamento poderá ser realizado à vista ou parcelado nos seguintes formatos: em até 18 vezes no cartão de crédito através do fornecedor “Vamos Parcelar”, utilizando-se o link https://correspondente.vamosparcelar.com.br/?key=crcmt