Receba o nosso informativo

 Nome:
  E-mail:
 
  Untitled Document

Publicada em: 28-04-2009
Sessão especial homenageia contabilistas na ALMT

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) participou, na noite de ontem (27/04), de sessão especial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em homenagem ao Dia do Contabilista, comemorado em 25 de abril. Treze profissionais contábeis receberam o título de cidadão mato-grossense e outros 62 moções de congratulação.

Na oportunidade, o presidente do CRCMT, Jorge Assef Filho, ressaltou a importância do profissional contábil na prosperidade das empresas. “Todos nós temos motivos para nos sentir orgulhosos pela comemoração desta data. A contabilidade é um profissão fundamental. É com a contabilidade que se apuram custos, despesas, receitas, o ativo, o passivo, a arrecadação de impostos, salários e contribuições, por exemplo”, afirmou. E ainda discursou sobre a relevância social da contabilidade. “A contabilidade permite que os governantes tenham informações organizadas e de forma clara a respeito da produção de riquezas do país. O contabilista é o profissional que mapeia a economia para saber em que setor há mais ou menos produção, que região precisa de incentivos. Nesse sentido, a contabilidade é a guardiã da riqueza nacional”, completou.

Segundo o presidente da Casa de Leis, responsável pela sessão solene, deputado estadual José Geraldo Riva (PP), a ALMT não poderia deixar de prestar tal homenagem aos profissionais que garantem o progresso de instituições, públicas e privadas, por meio de sua organização patrimonial. “Não há organizações que consigam gerir seus negócios sem a presença de um profissional contábil”. O parlamentar revelou ainda a sua formação como profissional da classe. “Talvez algumas pessoas não saibam, mas eu comecei minha carreira como técnico de contabilidade”, revelou.

A presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Clara Cavalcanti Bugarim, recebeu emocionada o título de cidadã mato-grossense, primeira honraria cedida à contabilista fora do Nordeste. “Sinto-me honrada em figurar entre os colegas de Mato Grosso nesta homenagem”, disse. “Quero somente ressaltar que tamanha honraria apenas passa pela minha pessoa e que ela representa toda classe contábil do Brasil”, acrescentou. Na ocasião, a presidente ainda fez referência aos ilustres pioneiros contabilistas mato-grossenses, que se destacaram na luta de classe em todo país. Especialmente, a contabilista relembrou da atuação das profissionais mulheres, a exemplo de Delza Teixeira, primeira mulher vice-presidente do CFC. “Todos foram e são responsáveis pela formação e desenvolvimento classista”.

O ex-presidente da entidade, Ironei Marcio Santana, natural de Belo Horizonte (MG), recebeu o título de cidadão mato-grossense. “Estou muito feliz por esta homenagem, já que são 29 anos no Estado. Já me sinto um mato-grossense nato. Também detentor do título, o contabilista Edgar Bernardino, um dos pioneiros no Estado, completou. “É útil e agradável. Já tenho o título de cidadão cuiabano desde 1982 e agora sou cidadão deste Estado que me acolheu tão bem, especialmente nesses 56 anos dedicados à Contabilidade”.

De Juína, o contabilista Luiz Fernandes Dias, que há 26 anos atua no mercado, agradeceu a iniciativa. “É um momento bastante importante na minha carreira especialmente porque sempre atuei no interior do Estado. Só tenho a agradecer por ser um dos homenageados escolhidos pelo Legislativo mato-grossense”.

 

Os presentes assistiram a um vídeo institucional produzido pela Fundação Brasileira de Contabilidade, revelando a história dos primeiros registros contábeis e trazendo a importância e o reconhecimento do profissional da área nos dias atuais.

Na ocasião, ainda, foi lançado o livro “Estatísticas de Cuiabá e Várzea Grande”, publicação responsável pela compilação de informações sobre Educação, Saúde, Transporte, Economia e pleitos destes municípios. Todos os presentes foram contemplados com uma edição autografada pelo presidente da Casa de Leis.

Também prestigiaram a sessão especial o deputado federal Eliene Lima (PP), a presidente do Sindicato dos Contabilistas de Mato Grosso (Sincon/MT), Sandra Maria Santana, a reitora do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), contadora Luiza Guimarães e o diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Nilton do Nascimento.

Confira abaixo a lista dos homenageados:

 

 

Contabilistas que receberam Títulos de Cidadão Mato-grossense

 

Valentina de Fátima Dragoni.

Sandra Maria Santana.

Maria Clara Cavalcante Bugarim

Nilton do Nascimento

João Soares da Costa.

Clarice Caliari Rebolla

Ironei Marcio Santana..

Milva Alessandra Cavalheiro da Silva.

Bismark Benetti Barbosa.

Elynor Rey Parrado.

Leôncio Francisco Miranda da Silva.

Edgard Bernadino.

Silvia Mara Leite Cavalcante

 

 

Contabilistas que receberam Moções

 

MARCO LEVY RODRIGUES DO PRADO

 

DIVINO MARTINS DE JESUS

 

CARLOS DONATO JUNIOR

 

CLEYTON FERREIRA LEAO

 

RODRIGO BECHER

 

MILTON DE CARVALHO

 

ALZIRO DOMINGOS DAMBROS

 

PAULO PEREIRA DE SOUZA

 

EDSON ROBERTO SILVA

 

MOACIR EGIDIO DA COSTA PROFESSOR

 

JOSE BENICIO DA SILVA

 

JOSE ANTONIO PEREIRA DE SOUZA

 

ALANDOARDO BARBOSA DE MORAES

 

WALDEMAR AKIRA KOIKE

 

ARTHUR BOTOF

 

ROMERO BARAO

 

RUBI GOTLIB KELM

 

LUIZ SILVEIRA DE SOUZA

 

LUIZ HIDEKI SHIMAZU

 

LUIZ FERNANDES DIAS

 

JOAO GARCIA

 

IVO GUYSS

 

ANTONIO SANTO FODERARO

 

LIVONIO PAULO BRUSTOLIN

 

LISBERTO MARIANO NEGRAO

 

JOSE GONÇALVES DE AMORIM

 

JOSE RIBEIRO VIANA FILHO

 

ALDO BOTOF

 

ELECINO DIAS DA SILVA

 

CARLOS DA ARRUDA

 

JOAO BOSCO DE SOUSA PARREIRA

 

PAULO CESAR RIVELINI

 

FIDELIS DO CARMO MARTINS

 

VILCEU LUIZ SCALCO

 

SANDRA CATANI

 

ITAMAR SERGIO COMIN

 

ADRIANA FATIMA MORAES

 

MARISA BRITO AGUIAR

GISELLE REGINA PINHO

MARIA HELENA PONTES

LOURIVAL FERREIRA DA SILVA JUNIOR.

ODILA ZORZI

OLINEZIA FERREIRA DIAS

IODETE FATIMA NAVARINI GUYSS

LUZIA MARIANO DA SILVA

NALY NOLETO RAMOS

MARINES NUNES TUBINO

LUZIA APARECIDA FONSECA

NASCIMA MAGALHAES

JAMILE ABDALLAH ISMAIL

CHRISTIAN DAVES GUIMARAES ROSA

CLEONICE MARQUES LEAL DE SOUSA

ELAINE ZANELLA

HELIA MARCIA GARCIA DA COSTA

JANETE RODRIGUES DE SOUZA

LUZIA BORGES DE SANTANA

SILVANA RODRIGUES DA SILVA

MARCIA BORGES DE SANTANA SANTOS

MIRAUDA MACIEL DE MOURA

EDSON TAQUES SALDANHA

MANOEL MARQUES FONTES

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

> Mais Notícias
  10-04-2014 -Comissão do Senado aprova alterações no Simples Nacional
  10-04-2014 -Governo aumenta impostos para cobrir gastos com setor elétrico
  10-04-2014 -Receita aperta cerco às importações via web
  10-04-2014 -Nova Instrução Normativa aprova a tradução dos pareceres da Organização Mundial das Alfandêgas (OMA)
  10-04-2014 -Bacen: Disponibilizada consulta a documentos do Plano Contábil das Instituições Financeiras do Sistema Financeiro Nacional
  10-04-2014 -Presidente do CRCMT participa de reunião sobre obras da Copa do Mundo
  10-04-2014 -Decisão do TSE prevê prestação de contas das campanhas com assinatura de contador
 
Parceiros CRCMT - Seja você também nosso parceiro