Serviços on-line Seta

CRCMT realiza treinamento para setor de fiscalização

Por: Gláucia Almeida | CRCMT

Foto de Glaucia Almeida

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso promove nos dia 28, 29 e 30 de maio um treinamento interno para os colaboradores do departamento de fiscalização. Um dos temas abordados trata sobre novidades do Sistema de Fiscalização Eletrônica.  A ferramenta traz novidades para facilitar o trabalho da área garantindo mais agilidade, confiabilidade e lisura as rotinas.

O treinamento  é  ministrado pelas contadoras Celita Zaidovicz Paltanin e Maire Aparecida Dahlem, coordenadora e inspetora do setor de fiscalização do CRCPR.

Para saber mais

A fiscalização do exercício da profissão contábil é exercida pelo CFC e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermédio dos fiscais contratados para esta finalidade e por profissionais do Sistema CFC/CRCs.

De acordo com o Art. 10 do Decreto-Lei n.° 9.295/1946 e com o Art. 18 da Resolução CFC n.° 1.370/2011 (Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade), compete aos Conselhos Regionais de Contabilidade, entre outras, as seguintes atribuições: a)  expedir cédula de identidade para os profissionais e alvará para as organizações contábeis; b) examinar reclamações e decidir acerca dos serviços de registro e das infrações dos dispositivos legais vigentes, com relação ao exercício profissional; e c)  desenvolver ações necessárias à fiscalização do exercício profissional, impedindo e punindo as infrações e representar as autoridades competentes sobre fatos apurados cuja solução não seja de sua alçada.  Mais informações sobre a Fiscalização do Sistema CFC/CRCs podem ser obtidas aqui -->  (https://cfc.org.br/fiscalizacao-etica-e-disciplina/)