CRC-MT lança Campanha para incentivar doações do Imposto de Renda ao Fundo da Criança

Por: Vívian Lessa
Fonte: CRC-MT

Os repasses de recursos do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (Fia) podem ser feitos durante todo o ano. “O contribuinte que desejar, pode destinar 6% do valor que será descontado no Imposto do Renda do próximo ano”, é o que explicou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), Silvia Cavalcante, durante o lançamento da Campanha Fundo Criança 2017. O evento foi realizado na segunda-feira, 6 de março. Segundo ela, a categoria contábil assumiu a responsabilidade de incentivar as doações oriundas do Fundo. “É um ato da solidariedade que os contadores vêm exercitando”, pontua.

O auditor da Receita Federal, Yuti Shimada, ressaltou que, durante as declarações deste ano, o contribuinte pode destinar 3% do valor devido. “A Receita apoia a Campanha e espera que mais contribuintes saibam dessa iniciativa”. Renato Moreira Pinheiro, também fiscal da Receita, que conduziu uma palestra tratando o assunto, destacou que o contribuinte não irá pagar nada a mais do que já estipulado na declaração de imposto de renda. “É uma forma de fazer com que o recurso fique no próprio município e seja aplicado em ações que beneficiem crianças e adolescentes”.

A presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), Rafaele da Silva Oliveira, relembrou que atualmente há quase 50 municípios com fundos regulares, aptos para receberem os repasses do Imposto de Renda. “Há 5 anos eram apenas 3 municípios regulares”. A secretária Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Cleide Eliane de Souza, destacou que mais de 1 milhão de crianças serão beneficiadas com os repasses somente em Mato Grosso. “É preciso sensibilizar o contribuinte a ajudar e garantir o direito das crianças e adolescentes que sofreram com abusos sexuais, físicos, psicológicos, etc”.

Confira as fotos do evento