Fiscalização Preventiva


Programa de Orientação e Fiscalização Preventiva do CRCMT

O CRCMT criou, em 2015, um programa de encontros com os responsáveis técnicos das organizações contábeis do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de cooperar para integração profissional e zelar para que sejam observadas as leis, os princípios e as normas reguladoras do exercício da profissão.

A nossa proposta é fazer uma fiscalização preventiva e orientativa para o profissional e também ouvi-lo, neste sentido esclarecendo suas dúvidas e levando conhecimento. Por outro lado, esperamos contar com o apoio imprescindível dos profissionais no sentido de que estejam conosco, ao lado do Conselho, ajudando na luta contra as infrações ao Código de Ética Profissional do Contador – CEPC.

De acordo com o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCMT, Aloísio Rodrigues da Silva:

“A valorização do profissional da contabilidade é notória no Brasil e no Mundo, para confirmar isso, basta recorremos às pesquisas de organismos nacional e internacional que mostram ser esta uma das profissões mais demandadas no mundo contemporâneo. Além disso, podemos dizer que a profissão contábil vem experimentando uma verdadeira revolução nas últimas décadas, pois estamos em plena convergência das normas contábeis e implantação dos sistemas de escrituração digital, os quais constituem avanços e mudanças irreversíveis. Orientar, Normatizar e Fiscalizar o exercício da profissão contábil é dever constitucional do Sistema CFC/CRC’s, além de promover a educação continuada em todas as áreas da contabilidade. Com esta visão é que o CRCMT, através da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina com a devida aprovação do Conselho Diretor e de sua Plenária, desenhou este programa de orientação e fiscalização preventiva que busca esclarecer os profissionais da contabilidade sobre assuntos de extrema relevância para o fiel exercício de suas prerrogativas em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade. Por acreditar na eficiência e eficácia deste programa conclamamos a todos os Contabilistas do Estado de Mato Grosso para participarem ativamente destes eventos.”

Como se observa esta ação compreende um encontro de cunho orientativo e de esclarecimentos de duvidas dos profissionais em face da atuação da fiscalização exercida por este Regional. O tema dos encontros é o seguinte: PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL.

Os assuntos abordados durante o encontro são: Prestações de Contas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Estruturação das Normas Contábeis – Resoluções CFC, Obrigatoriedade da Escrituração Contábil, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), Contrato de Prestação de Serviços e Código de Ética. Os procedimentos de fiscalização do CRCMT, como o correto preenchimento dos formulários, também serão explanados no encontro.

O encontro será realizado sempre de forma coletiva com todos os profissionais inscritos voluntariamente para participar e em local escolhido com o apoio do delegado regional do CRCMT. Além do vice-presidente Aloisio, participa a coordenadora de Fiscalização, Ética e Disciplina.

Os municípios que serão polos do encontro em 2015 são os seguintes:

CIDADES POLOS

DATAS

Barra do Garças 21/05/2015
Rondonópolis 11/06/2015
Tangará da Serra 18/06/2015
Cuiabá 24/06/2015
Sinop 02/07/2015
Lucas do Rio Verde 03/07/2015
Água Boa 16/07/2015
Alta Floresta 06/08/2015
Confresa 01/09/2015
Querência 02/09/2015

Como participar

O convite para participação no encontro é feita pelo Setor de Fiscalização do CRCMT, via telefone e e-mail. Uma mensagem, com instruções para inscrição, é enviada a todos os profissionais registrados da região. A participação dos profissionais é voluntária.

Envie-nos uma mensagem
WhatsApp
Fechar